Uma típica cena suburbana desenhada por Jano.

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

O discurso da forma

"Nada se mudaria; o regímen, sim, era possível, mas também se muda de roupa sem trocar de pele." (Machado de Assis, "Esaú e Jacó")

Todos os dias são iguais: o sol nasce e morre. Mesmo quando escondido atrás das nuvens, lá está ele a desfilar sobre as nossas cabeças. Tudo bem, alguns dirão que, na verdade, o sol está parado e que é a terra que gira. Mas o que importa saber isso quando os nossos olhos continuam nos dizendo que ele simplesmente vai? Mas volta...

Assim é: todos os dias são exatamente iguais. E o que faz com que, mesmo sendo tão iguais, nós os tenhamos tão diferentes? Não é só o que fazemos deles, mas como os experimentamos. E aí está o discurso da forma.

Os seres humanos sentem. De fato, todos os seres humanos sentem muito e tudo. Uma pessoa de rua não tem menos ciúme de sua companheira do que teria o namorado de uma grande "top model". Se um poeta romântico recita versos ou um seresteiro canta à luz da lua, um menino dá um puxão de cabelo, mas todos querem simplesmente amar.

O coelhinho que se faz com guache, um dia vira prova e só vai crescendo e mudando de nome: monografia, dissertação, tese, livro. O troninho é o neto vaso sanitário. A música lenta dos bailes, que já foi valsa de salão, hoje é dançada até o chão. E os relacionamentos... seguem a mesma lógica desde Adão e Eva!!!

Mas, apesar de toda essa profunda igualdade, é a diferença que constrói a magia de viver. Por isso, mesmo que no fundo saibamos o que nos espera no fim, jamais saberemos como será o durante. A forma que se imprime em um dia não se aplica a outro. Ou, parafraseando de Thiago de Melo, se novo não pode ser o caminho, novo será o jeito de caminhar.


4 comentários:

  1. Falando em forma... Pode mandar uns palavrões ou tem que manter um "misamplê"? rsrsr... Como a resposta deve demorar, vou fazer na forma "oculta":

    P. Moleque, você sabe que eu te amo pra c. e que você merece divulgar todo seu talento. A ideia do nome do blog tem tudo haver com a nossa história, trajetória, e é um gancho fantástico para colocar nossa luta, experiência, conhecimento, e ainda com um requinte de humor, que você sabe fazer de forma inigualável. Agora, não tenho dúvidas que o desenho lá em cima é o quintal do Seu Agostinho, e eu estou na churrasqueira de óculos e boné vermelho pra trás, junto com o tio Beto... rsrsrs

    Beijão da Família Piu!!

    ResponderExcluir
  2. Nesse tipo de discussão de "essência" x "aparência" (colocada em seu texto de uma forma diferente) eu tendo a pensar o seguinte: se no fundo as coisas são iguais, a graça da vida é prestar atenção na superficialidade.

    ResponderExcluir
  3. ''se novo não pode ser o caminho, novo será o jeito de caminhar.'' Isso dialoga com o que aprendi com o professor que morreu de câncer, Randy Pausch, o qual deu a sua ''última aula'' tempos antes de morrer(logicamente), quando ele diz ''Não se pode mudar as cartas que nos foram dadas, mas apenas o modo como iremos jogá-las.''
    A forma de reagir às coisas é o que realmente conta.

    P.S.: Parabéns e muito obrigada pelos textos :)

    ResponderExcluir
  4. MELHOR SITE DE VENDAS http://www.mercadozets.com.br/

    VENDE DE TUDO

    TRONINHO

    http://www.mercadozets.com.br/ListaProdutos.asp?texto=troninho&IDCategoria=110

    BEBÊ INFANTIL
    http://www.mercadozets.com.br/ListaProdutos.asp?idCategoria=110

    VENDE DE TUDO TEM BERÇO ELETRONICOS CELULARES TV NOTEBOOK COMPUTADOR ACESSORIOS PARA CARROS BRINQUEDOS ARTIGOS INFANTIS E MUITO MAIS

    ResponderExcluir