Uma típica cena suburbana desenhada por Jano.

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Um batuque imperial


Amigos, hoje é um dia muito muito muito especial.
Há 174 anos, foi criado o Imperial Colégio de D. Pedro II, que logo se tornou a menina dos olhos do Imperador e o modelo para a educação brasileira. Naquela ocasião, os alunos eram praticamente todos da elite branca de homens livres da nossa sociedade.
14 anos depois, a filha do Imperador D. Pedro II assinou um documento que acabou com uma das p...áginas mais vergonhosas da história do Brasil: a escravidão. Depois disso, embora as portas das senzalas já não estivessem mais trancadas, as das escolas ainda não estavam abertas aos negros.
Livres dos açoites mas ainda presos na miséria, os negros teimavam em sobreviver e ainda reuniam forças pra cantar. Foi assim que nasceu o samba. Expressão em forma de música da resistência cultural negra. E como todo filho de pobre, o samba também já nasceu marginalizado: o sambista foi criminalizado e seus instrumentos e ritmos, demonizados.
Acontece que o tempo passou...
As coisas podem ainda estar longe, muito longe, do ideal, mas uma coisa é certa: hoje, as portas do Colégio Pedro II estão abertas aos netos e bisnetos de escravos, que podem neste dia livremente celebrar duas festas: o aniversário do Cp2 e o Dia Nacional do Samba!!!!!
Márcio Hilário
02-12-2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário